28 de junho de 2014

292 - JAMILA {vídeo}

292 por Natalia Espinosa - SEMANA 04 

Essa semana falei em meu blog bem pouquinho sobre a importância de Jamila para o tribal, do ponto de vista de quem dança ATSVou trazer um pouco mais de informação/material para reflexão a respeito disso no post de hoje!

Nos EUA é muito comum as dançarinas no ventre usarem a palavra "Mothership" (nave-mãe) para fazer referência à bailarina ou estúdio de dança onde tudo começou. 

Quem estuda ATS costuma chamar o estúdio do FatChanceBellyDance (ou mesmo a Carolena Nericcio-Bohlman) de "Mothership". MAAAASSSS.... O estúdio de Suhaila também é chamado de "Mothership", tá errado? Quem é a nossa verdadeira nave-mãe?


Isso fica a critério de cada um, mas eu penso que as duas são. Depende do referencial. O estilo de Jamila é mãe do estilo de Masha, que é mãe do estilo de Carolena, que é mãe do estilo que está sendo desenvolvido agora. Quem é a mãe do estilo tribal? Depende do que você enfoca. Quem é mais importante? Eu gosto de pensar que todos são importantes nessa história.

O mundo tribal reverencia Jamila! No ano passado um festival fruto de financiamento coletivo levou essa reverência para o palco. Idealizado pelo grupo de ITS Unmata, o show contou com vários artistas incluindo Rachel Brice e Zoe jakes. Aqui está o que Rachel disse sobre o show:

"Venha para esse show. Se você está na linhagem do Tribal Fusion,
 eu considero Jamila a tataravó do estilo. 
(Jamila ensinou Masha Suhaila
Masha ensinou Carolena que ensinou Jill)"

Embora não haja muita informação sobre esse show online, encontrei algumas fotos no site da PixieVision. Deixo vocês com essa, que achei a mais linda: SuhailaJamila e sua neta Isabella.
Eu adoraria estudar com Jamila ou Suhaila! Mesmo o estilo delas sendo diferente do que chamamos hoje de tribal, certamente agregaria muito - afinal, é tudo dança do ventre. E vocês? O que pensam?

Click here to view the full photo album
 http://www.pixievision.com/Portfolio/Dance/Bal-Anat-Show-9713/n-S8Nnv

Highlights from "Reverence: A Tribute to Jamila Salimpour" held on September 7, 2013. The event was a collaboration amongst Amy Sigil (Creative Director), Djeynee (Producer), and Suhaila Salimpour (Consultant and Bal Anat director), and the show featured many special guest artists. 

The night is bought to life via photography by Pixie.

Nenhum comentário: