13 de junho de 2014

307 - JAMILA

307 por Maria Carvalho - SEMANA 02
Dando sequência, opa como assim?! Nas andanças em busca de informação encontrei dados históricos deveras interessantes, então me permitam voltar, para antes de Jamila?!


ATS é um estilo relativamente moderno de dança, tomada inspiração e influências das danças da Índia e flamenco espanhol (olééé), mas com suas raízes nas danças ciganas do Ghawazee do Egito e o Ouled Nail da Argélia. 

Tá, você pensando....isso eu já sei! 
Calma... vamos seguir!


Sua dança foi registrada pela primeira vez por viajantes ocidentais e artistas depois de Napoleão invadir o Norte de África, em 1798, quando os soldados franceses viram essas danças ciganas, chamando-os "danse du ventre".



Sabe quanto tempo depois essa dança alcançou os EUA?

Quase cem anos, em 1893, com a Grande Columbia Exposition em Chicago e uma misteriosa dançarina Ghawazee chamado Little Egypt (só que essas evidências são contestadas, se realmente houve esta bailarina dançando na exposição, mistériiiiiio).

Algumas bailarinas, posteriormente se apresentaram com esse nome, a da foto (possivelmente Ashea Wabe) foi em um evento de NY, na 5ª Avenida nos idos de 1896, foi contratada para uma dança e uma pose. 


50 anos depois... aí sim, veio nossa Jamila.

Nenhum comentário: