12 de junho de 2014

308 - JAMILA

308 por Maria Carvalho   - SEMANA 02


Bal Anat (Dança da Deusa Mãe) e a "tribal" ou estilo "étnica", como era chamado na época, nasceu! 



Que Jamila era e é uma figura imponente e forte, não se discute... imagine se por a dançar na frente de Miss J?!

Assim as alunas de Jamila se referiam a sua impactante presença: "Uma figura imponente, completamente vestida de preto e prata, olho roxo maquiagem e cabelo preto... Bem, estudantes como eu iriam tremer na sua presença. Eu era nova, minha saia feita da cor limão verde e lantejoulas de ouro, duas jardas de saia acanhada, estava totalmente fora de sincronia com a forma escura, étnica da cena de dança na área da baía. Nunca usei essa saia novamente! Um olhar fulminante da poderosa e misteriosa Jamila poderia derrubar a dançarina mais forte. Conhecida como "Mãe J" ou "A Fortaleza", uma vez que ela entrou na sala de aula, os alunos não pronunciavam uma palavra e Jamila iria prender enormes pratos de dedo (os snujs) e começar seus treinos. Você sabia que estava na presença de alguém especial e raro. Havia quase uma aura cult nas aulas com Jamila. Para ser escolhido se fazia parte dessas aulas intensivas para o Bal Anat Troupe e assim se fez a elite da elite nos círculos de dança da área da baía de São Francisco.



O Bal Anat Troupe também foi o trampolim para muitas estrelas de dança bem conhecidos, como Aziza!, John Compton, Habiba, DeAnn, Baraka, Anne Lippe, Mish Mish, Rebaba, Aida Al Adawi, Masha Archer (estamos caminhando para chegar nela, que mais tarde inspirou Carolena Nericcio a criar o Fat Chance Belly Dance) e muitos mais. 

Não só Masha era poderosa (ainda é) no designer de jóias, Jamila se popularizou e fez jóias antigas e muito Assuit, procurados acessórios do traje. O Assuit tornou-se a assinatura de Jamila e seus dançarinos. Estes lenços líquidos raros e caros com quadrados de prata entrelaçados em padrões geométricos deu o tecido um brilho e um belo caimento. 


Estilo e criatividade dando os formatos do que viria a ser a Tribal.

Nenhum comentário: