1 de outubro de 2014

197 - REBABA | RITA ALDERUCCI

197 por Carine Würch - SEMANA 18

Rebaba at age 14 dancing with her first pot, selected with the help of Nakish. This photo was taken by my mom on the night of the day I bought my first pot with Nakish at White Front (which used to be on 16th Street and Potrero, and was kind of like the first Target) I was 14 years old and the year is 1969.
Por muitos anos, o lugar mais seguro e bem protegido para mim, era quando estava no palco, dançando e atuando. Representar me dava a segurança e o amor que eu ansiava (com e sem drogas). 

Assim, por muitos anos, eu era capaz de manter a minha doença viciante sob controle, e manter um certo controle sobre a minha vida. Não quero dizer que eu não "usar" drogas, mas, meu uso de drogas ainda não tinha se tornado o monstro que assumiu o controle sobre a minha vida, e, eventualmente, poderia ter terminado com ela. 

Agora que eu expus um pouco das minhas entranhas, meus esqueletos no armário, eu gostaria de lhes dizer mais sobre a imagem que eu vigorosamente mantive por muitos anos. É a história que eu acreditava naturalmente ser a minha vida pública, e não o grande segredo que eu tentei (com sucesso variável) manter escondido. Eu fui a última pessoa a entender que eu estava doente. Eu tinha me tornado um especialista em convencer-me de que meu comportamento era mais do que normal. Eu era uma dançarina profissional e entertainer, viajando pelo mundo, sendo pago para fazer o que eu mais amava: dançar, dançar, dançar! Eu tinha me convencido de que as drogas e transtornos alimentares eram tão naturais e necessários como eram os meus figurinos e maquiagem! A realidade era que, durante os anos que eu estava dançando e fazendo shows profissionalmente, eu era capaz de manter com sucesso a minha natureza aditiva sob controle. Meu comportamento mais destrutivo começou mais tarde na vida, uma vez que a dança do ventre tornou-se o meu hobby, e eu já não era um artista profissional.
1st Ren FaireThese two photos were taken at the first Renaissance Faire at Black Point in Novato California in 1970. Aida and I shared Pot Dancer duties (she is in the back round along with: Jamila and Suhaila, Mark Bell, Galia, Mehta, Lisa (the first Bal Anat snake dancer), Sharon Carew (who did the occational finali, Snake dancer and then Kahslama with me some years later).
 Jamila

Em 1970, dancei no primeiro Black Point Renaissance Faire em Novato, Califórnia. Aida e eu compartilhamos a primeira dança com jarros de água, alternando apresentações três vezes por dia. Parecia um sonho para mim, dançando com a companhia de dança incrível de Jamila. Eu já tinha visto o Bal-Anat como membro da platéia no ano anterior (1968), na primeira Renaissance Faire realizada na China Camp em Marin County. Eu me apaixonei imediatamente com os tambores hipnóticos, música e beleza misteriosa da arte performática que era a fabulosa criação de Jamila, o Bal-Anat. Eu comecei a ter aulas assim que suas aulas foram retomadas após a Feira, e exatamente um ano depois, eu estava lá em cima com Jamila, e uma muito jovem Suhaila, o Nakish, requintada (que foi minha acompanhante por causa da minha pouca idade, e levou-me a Novato todo final de semana, pois eu ainda não tinha carteira de motorista). Eu estava dançando no mesmo palco que Galya incomparável, Rhea, Anne Lippe, Reyna, Mehta, Lisa, e muitas outras mulheres bonitas, todos dançando com sabres, cobras, potes, véus, címbalos, e envolto em assiuts, muito assiuts! Era uma mistura única de fantasia e realidade, baseado em uma visão de Jamila da Dança Tribal egípcia. Ela era, e ainda é, uma das mulheres mais incríveis que eu já tive a honra de conhecer. Eu a considero uma historiadora astuta, cuja pesquisa pessoal e fascínio interminável com o Egito e o Oriente Médio, trouxe a ressurreição de uma forma de arte em Sao Francisco, em todos os lugares! 

Suas aulas nos deram muito mais do que apenas dança do ventre. Jamila, com sua maravilhosa contação de histórias e mão forte como professora me deu, e muitos como eu, um novo e feminista caminho de vida, que era forte e com poderio feminino.
1st Ren FaireThese two photos were taken at the first Renaissance Faire at Black Point in Novato California in 1970. Aida and I shared Pot Dancer duties (she is in the back round along with: Jamila and Suhaila, Mark Bell, Galia, Mehta, Lisa (the first Bal Anat snake dancer), Sharon Carew (who did the occational finali, Snake dancer and then Kahslama with me some years later).
Ela me deu um sentimento de orgulho e auto-estima pela primeira vez na minha vida. Foi a primeira vez na minha vida curta que agora que eu me sentia verdadeiramente especial, bonita e talentosa! Eu estava madura o suficiente para perceber que eu não estava sozinha no meu novo sentido de auto-estima. Muitos jovens americanas que começaram a ter aulas de dança do ventre com Jamila neste momento tiveram experiências semelhantes. Eu sempre me senti muito abençoada por ter conhecido Jamila, e ter estudou com ela como o fiz, especialmente por minha pouca idade (12 anos). Como você pode imaginar, do que eu já descrevi para você até agora, a influência de Jamila para mim foi muito útil para ajudar a me tornar uma mulher mais forte e muito mais segura, muito mais do que eu poderia ter feito se com meus próprios recursos. Suas aulas de dança do ventre na minha vida me deram a saída que eu tanto precisava para manter minha natureza viciante em cheque por muitos e muitos anos.

FONTE:

Nenhum comentário: