25 de fevereiro de 2015

JAMILA

Jamila Salimpour é uma das pioneiras da dança do ventre na América. Ela nada mais é do que a criadora do estilo tribal de dança do ventre e foi uma figura influente no mundo bellydancer por 50 anos! Sua forma de ensino e de desenvolvimento dos movimentos de dança ainda é utilizada em todo o mundo.

Nascida em 1926 em Nova York, de família siciliana, começou sua carreira como dançarina em 1942, trabalhando no grupo Ringling Brothers Circus. Neste grupo, ela desempenhou o papel de acrobata e dançarina, passando a compor em seu show elementos da dança oriental, influenciada por um filme de Tahia Carioca, o que para a audiência era como a verdadeira dança do ventre. Esta fusão de elementos orientais e o circo deu origem ao American Tribal Style (o que seria o estilo tribal que conhecemos), o qual ela começou a ensinar na década de 60, em Berkley. Em 1968, ela criou o grupo Bal Anat (Dança da Deusa Mãe), se apresentando no festival Renaissance Pleasure Faire, mostrando ao mundo uma forma diferente da tradicional dança do ventre de então, com grupos coreografados, compondo uma atmosfera mística, usando cobras, espadas, tatuagens, todo tipo de adereços: era a dança do ventre performática (American Cabaret), da qual Jamila era uma das precursoras.











Após esse festival, seu nome só cresceu, se tornando uma referência para a dança do ventre americana. Sua família passou também a se dedicar à dança do ventre: sua filha, Suhaila Salimpour começou a dançar aos 3 anos de idade, e hoje é uma dançarina renomada, e sua neta Isabella parece percorrer o mesmo caminho. Jamila, já com 83 anos, não mais se apresenta em shows, mas oferece workshops e aulas de American Tribal Style na escola de sua filha, permanecendo como um ícone da dança do ventre em todo o mundo.






Curiosidades:

- Jamila foi a primeira bailarina a introduzir a espada na dança do ventre.

- Jamila foi a primeira bailarina a dança usando cobras na dança do ventre.

- Jamila fazia entertenimento com a dança do ventre, era um show de atrações.



Jamila Salimpour é o criador de dança do ventre tribal na América, e tem sido influente na dança do ventre há mais de 50 anos. Ela também é a primeira a solidificar um formato de terminologia na dança do ventre usado ainda hoje . Seu formato é ensinado e aplicado aos movimentos dos bailarinos em todo o mundo .

A criação do grupo de dança lendária Bal- Anat evoluiu em 1968, quando a oportunidade se apresentar em um festival temático ao ar livre, The Pleasure Faire Renascença, desafiou Jamila Salimpour , para criar um programa de variedades que se pode ver em um festival árabe ou Souk.

De ser um membro de Ringling Irmãos Circus em 1942 , Jamila implementado esse formato na criação de Bal Anat . Como a dança do ventre , Jamila Salimpour trabalhou com muitos dançarinos , incluindo dançarinos de vidro água argelino , bailarinos , dançarinos pote tunisinos Bandeja Masculino , mágicos e apresentou muitas variedades de entretenimento. A dança da espada , dança Máscara, e Snake dança foram vistos pela primeira vez em Bal Anat . O espetáculo resultante tornou-se um show com danças tribais do norte da África e do Mediterrâneo Oriental.

O show inspirou toda uma geração de dançarinos de barriga americanos , abrindo caminho para o aumento da popularidade do gênero Belly Dance Tribal.

http://www.suhailainternational.com/salimpour-legacy/about-jamila

Nenhum comentário: