26 de março de 2015

19 - UMA MATÉRIA INDISPENSÁVEL PARA O ESTUDO parte 2

19 por Maria Badulaques - SEMANA 42

"ATS Old School, ATS New Style" by Carolena Nericcio Bohlman
As coisas estão bem agora. Há ainda uma certa confusão sobre o que é ATS e o que é toda a variedade de Tribal, mas isso é OK. 

Temos Sister Studios, professores que aderiram à filosofia da FatChanceBellyDance em suas aulas ATS, 98, no momento que escrevo este artigo (escrito em 2010). Temos Tribalstar Galactica, minha tentativa em obter todas as "tribos" em um só lugar, não importa o gênero, 247 no momento da presente carta.

É finalmente chegado o tempo para dar o presente que tinha a intenção, durante as filmagens do Fundamentos da Dança - ser criativo e se diverta.

Há tantos passos e conceitos novos que estão sendo apresentados a mim, que sinto a necessidade de ampliar a nossa definição de ATS. Proponho que os passos da Tribal Basics Vol. 1 Fundamentos da Dança e Tribal Basics Vol. 4 Detalhes e Variações sejam considerados ATS Old School, uma vez que são a base do que fazemos. 

Todo o resto, incluindo o nosso Tribal Basics Vol. 7 Passos Criativos e Combinações, devem ser considerados ATS New Style.

Haverá novas medidas adicionadas ao vocabulário ATS, mas não serão obrigatórios. Assim como, você é livre para criar novos passos e variações com seu próprio. Você pode mostrá-las a mim, ou não. Fico sempre feliz em dar uma crítica criativa sobre o que faz um bom passo ATS, mas você não vai ter problemas se for levado a criar algo próprio.

Como um dançarino recentemente trouxe à minha atenção, todos nós temos nossa própria dialética. Pela natureza de qualquer distância, ala FatChance e Devyani, ou simplesmente um grupo de estudantes que dança juntos em uma base regular, desenvolvemos nossos próprios passos e variações criativas (mais sobre como fazer isso no final da presente carta.) A dança é a mesma, mas experimentando e errando, nos levam a criar, e isso é uma coisa boa.

Bom, mas o negócio é o seguinte: se você optar por criar o seu próprio estilo, você não será capaz de fluir com outra dançarina ATS que você nunca dançou antes. O que quero dizer com fluxo? O fluxo é quando ambos os bailarinos têm a mesma memória muscular para os passos, interpretam a música da mesma forma, tem um nível de habilidade e uso semelhantes as formações ATS de dueto, trio e quarteto. Fluxo é dançar no subconsciente divino. Mas se você tem uma versão de um passo e outro dançarino tem uma versão diferente, você vai ter que discutir o assunto antes e você vai ter que pensar, ou ficar no consciente quando você dançar. Esta não é uma coisa ruim, mas apenas precisamos estar ciente disso.
Então é isso.

Eu ainda estou em cena. Ainda estarei ensinando ATS em todo o mundo. Vamos continuar a produzir DVDs de instrução. Não vou a lugar nenhum. Na verdade só estou aqui sentada na varanda, convidando minha família dança para vir e dançar aqui no no jardim. Mostre-me o que você está fazendo, me diga como isto mudou sua vida, compartilhe uma nova música comigo. Basta chegar, e deixe-me aproveitar a sua felicidade. Então você pode correr para a casa ao lado e criar mais uma vez.

Anatomia de um PassoEm junho de 2011, vamos filmar o próximo DVD, a ser lançado no Outono. Ele será chamado de Anatomia de um Passo. Vamos apresentá-lo ao novo trabalho que estamos fazendo, assim como a de artistas convidados. O tema deste DVD será o de apresentar-lhe o processo de criação de etapas e variações. Mas, por enquanto, use esta fórmula: a postura não muda. Os passos ATS Old School permanecem no núcleo. O resultado de um novo passo reforça a estética dos braços erguidos e exibição alegre do corpo. O passo transmite felicidade. Quaisquer sugestões devem ser breves e lógicas, as maior quantidade de "regras" que você tem que adicionar, menos sucesso cada passo terá. Os princípios da comunicação não-verbal rege todas as senhas e formações.

Acho que se você seguir estas sugestões, terá sucesso, e espero encontrar mais profundidade na dança.

Meus amigos, apreciem a dança. E telefone para casa de vez em quando.
Muitas felicidades,
Carolena

** Tradução livre Carine Würch **

Texto escrito em setembro de 2010
"ATS Old School, ATS New Style" by Carolena Nericcio Bohlman

Nenhum comentário: