15 de junho de 2015

COOCHIE DANCER - Filmagens de Fatima Djemille

James H. White como diretor e William Heise fazendo a filmagem, rodaram o filme Fatima Couchee-Couchee Dance, também conhecida como Fatima, Dance Muscle (1896).

A "dança muscular" realmente não significa que se ela parecia com um fisiculturista, foi apenas que o termo utilizado, pois o termo "bellydancer" ainda não tinha sido inventado e "dança músculo" foi um dos primeiros termos para distinguir esta dança de inspiração turca. O pano de fundo visto na dança, com snujs, parece inadequado, evocando um ambiente agrícola.

Em retrospecto, é creditado a Fatima Djemille, ser a primeira bellydancer popular da América. Ela chegou à fama mundial na Exposição do Mundo Columbia em Chicago em 1893.

Fatima's Couchee-Couchee Dance foi seu primeiro filme, hoje famoso, como talvez o primeiro filme a ser censurado com tarjas para cobrir partes do corpo, feito por um comitê de censura em Chicago em 1907.

Este filme é também conhecido como Fatima, Muscle Dancer, ou pelo título abreviado Couchie Dancer, que é confundido com seus dois filmes posteriores.

Ela reprisa sua atuação para American Mutoscope em Fatima (1897) muito mais tarde conhecido como Fatima's Belly Dance, filmado em Coney Island, onde ela se apresentou durante anos.

Esta foi uma versão "selvagem" que induziu a censura a inserir uma tarja - como uma cerca - esconder partes do seu corpo, tornando-se presumidamente o primeiro filme na história a ser censurado. 

Ela reprisou seu dança novamente para Lubin em Fatima, Couchie Dancer (1903).


Nenhum comentário: